JUSTIFICATIVA:


Gilson Brizacco, nascido em Sorocaba, no dia 25 de junho de 1969, filho de Francisco Brizacco e de Zilda Corrêa Brizacco, sendo o pai natural de Porangaba/SP e a mãe de Araçoiaba da Serra/SP. É o terceiro filho de quatro, sendo o único varão.

Filho do 17º (décimo sétimo) servidor do SAAE Sorocaba, aos 03 (três) meses de idade mudou-se da Vila Santana para uma chácara pertencente a Prefeitura de Sorocaba, cedida ao SAAE, onde havia o “único” poço artesiano que abastecia todo o bairro em Brigadeiro Tobias, onde viveu até seus 14 anos e meio, em contato direto com serviços e servidores do SAAE Sorocaba.

Crescido no citado Bairro, desde pequeno gostava de geografia e estudos sociais, o que sempre despertou nele muita curiosidade em como se davam as transformações da nossa sociedade e suas evoluções.

Tinha por parâmetro, o saneamento básico que cresceu vendo seu genitor implantar, tubo a tubo, no bairro de Brigadeiro Tobias e adjacências.

De 1976 a 1983, fez o ensino fundamental na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau “Brigadeiro Tobias”.

Com a idade de 14 anos e meio, mudou-se para a Rua Isaltino Guanabara Rodrigues da Costa, 523 na Vila Barão (próximo ao Reservatório de Água da Vila Barão).

Em 01 de outubro de 1985, aos 16 anos, iniciou sua carreira no SAAE Sorocaba, onde permanece até o dia de hoje, perfazendo no dia 01 de outubro próximo, 35 anos de serviços prestados a municipalidade.

De 1989 a 1991, fez o ensino médio na Escola Estadual Prof. Joaquim Izidoro Marins, na Vila Angélica.

Após a conclusão, matriculou-se em 1992, na Universidade de Sorocaba para iniciar seus estudos no curso de Geografia, o qual concluiu em 1994. Também participou, no ano de 1994, do curso de Extensão universitária Tiete: História, Tradição e Realidade.Inserido desde pequeno no convívio da Congregação Cristã, filho de pais e avós que professavam a mesma fé, sempre teve ótima relação com todas igrejas de todos os credos e confissões nesta cidade. Sua família sempre foi muito engajada com ações sociais, de onde veio a vocação de sempre ajudar o próximo e transformar o meio social em que vive. 

Em 01 de outubro de 1985 iniciou sua jornada no SAAE no Setor de Almoxarifado, onde aprendeu sobre todos os materiais que o SAAE se utilizava para funcionar.

Após o aprendizado no Almoxarifado, foi transferido ao Setor de Pessoal, onde permaneceu por 10 (dez) anos, conhecendo, desta forma, todos os servidores (e até familiares) da Autarquia.

De 1996 a 2001, prestou suas atividades na implantação do sistema de informatização do SAAE, trabalhando na Coordenadoria de Organização e Sistemas.

Em 09 de janeiro de 1999 casou-se com Andréa Cristina de Almeida Brizacco, professora da rede Municipal, sempre companheira nas horas mais difíceis e trabalhosas.

Em 02 de janeiro de 2002 solicitou uma licença para tratar de Assuntos Particulares que terminou em 04 de novembro do mesmo ano. Neste período foi trabalhar em Brockton, estado de Massachusetts, Estados Unidos, onde nasceu sua filha Samirah, que hoje tem 18 anos.

Em 1996 foi transferido para o Setor de Materiais e Logística, onde atuou novamente no Almoxarifado com a função de organizar o Patrimônio Mobiliário e, após a implantação (informatização), foi aprender sobre a frota e logística, onde atuou como “encarregado” local até julho de 2010.

Com o início da Secretaria do Meio Ambiente na Prefeitura e a necessidade de implantar projetos como, por exemplo, o de “Inspeção e Controle de Fumaça Preta emitidas por veículos ciclo Otto e Diesel”, foi transferido para a SEMA em 01 de julho de 2010 como Chefe de Setor de Licenciamento Ambiental, onde atuou até 09 de janeiro de 2013.

Na SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) participou da construção do convenio com a CETESB para que pudéssemos licenciar as obras do município.

Deu sequência ao Projeto de Nascentes do Município por meio de Sistema de Georreferenciamento (ARC GIS), localizando, diagnosticando e cadastrando as nascentes na SEMA e na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, elevando Sorocaba ao primeiro lugar no ranking estadual por meio do Projeto Estadual Município Verde e Azul.

Em 2011 concluiu a sua Pós-Graduação em gestão Ambiental na Faculdade Anhanguera de Sorocaba.

Ainda em 2011 e 2012, fez inúmeros Cursos no INPE – instituto Nacional de Pesquisas Espaciais sobre Georreferenciamento e Interpretação de Imagens de Satélites e Sensoriamento Remoto, além de cursos específicos para cadastramento de áreas rurais para o município (incluindo nascentes).

Ciclo este, na SEMA, terminado em 09 de janeiro de 2013, quando retornou ao SAAE fiscalizando contratos de locação de equipamentos e auxiliando no controle de estoque do Almoxarifado para Setor de Materiais e Logística.

Em 04 de maio de 2015 passou a desempenhar novas atividades junto a Coordenaria Especial (atual Diretoria Operacional de Infraestrutura e logística - DOIL), complementando o projeto de Circuito Fechado de Televisão no Centro Operacional e demais Unidades da Autarquia, além de cuidar da manutenção Paisagística e Operacional do Centro Operacional, onde atuam cerca de oitocentos servidores, serviços estes que desenvolve até a presente data.

Por todo o trabalho desenvolvido em prol de nossa cidade, exemplo de dedicação à sociedade, pedimos a anuência dos nobres Edis para que esta Casa de leis conceda ao Ilmo. Sr. Gilson Brizacco, o Título de Cidadão Emérito.